Leia isso se você é um Headbanger de verdade: O movimento que revelou bandas como Iron Maiden

 Entenda o que foi de fato, a New Wave Of British Heavy Metal, vigente entre o fim dos anos 70 e começo dos anos 80

Por: Ketlen Lomazzi 

Na foto, bandas que foram integrantes da New Wave

Ahhhh, os anos 80...época onde surgiu bandas de rock pesado de qualidade. A maioria, infelizmente, nem sequer conseguiram gravar um álbum, o máximo que fizeram foram gravar apenas demos. Apesar disso, o legado dessa galera permanecem vivíssimos nos corações de nós, headbangers. 
Já teve bandas que por hora, conseguiram lançar singles, enquanto outros obtiveram êxito de ter álbuns completos e EP's. A maioria, são considerados itens raríssimos e dificílimos de encontrar em algum lugar e se alguém achar alguma, pode ter certeza, que é SORTUDO!. Enquanto isso, já tivemos bandas que tiraram uma sorte enorme de assinar contrato com gravadoras de grande destaque, nisso, podemos citar o caso do Iron Maiden que assinou com EMI, no fim da década de 70.  

O começo de tudo

Beem...tudo teve início na Inglaterra, apesar que nesta década mágica que foi os anos 80, surgiram bandas incríveis nos Estados Unidos, Espanha, França e por aí vai. Mas, o foco nesta resenha é na Inglaterra. O jornalista musical Geoff Barton da revista Sounds, batizou este levante metálico de "New Wave Of British Heavy Metal", como uma sacada irônica com relação à moda pop da New Wave, que neste período estava no auge. O movimento punk, também estava no mesmo nível, devido as bandas que faziam sucesso na época como por exemplo, o The Clash. Na ocasião, quem gostava de metal se encontrava órfão, pois até a malfadada disco-music assombrava a galera. 

Então, quando tudo parecia estar perdido e muitos diziam que o heavy metal morreu (pra falar a verdade, estava adormecido), eis que o Deus do Metal, faz renascer o gênero. Os monstros sagrados do rock pesado haviam terminado ou sofriam com as constantes trocas de integrantes no fim da década de 70 e começo dos anos 80.  

Exaustos com tanta mediocridade musical apresentada na época (vide pop, punk e disco-music), os headbangers resolveram empunhar suas próprias guitarras como um brado e resgatar de uma vez por todas, a semente plantada pelos gigantes do rock. O surgimento deste levante fez com que, o heavy metal voltasse ao seu tempo glorioso. 
 Paul Di'Anno e o mascote Edge, The Edge do Iron Maiden em 1981

A primeira banda (SORTUDA POR SINAL), a conseguir um contrato com uma grande gravadora, foi...ADIVINHAM...começa com I e finaliza com N...Sim, sim, Iron Maiden, meus amigos. Graças a tudo isso, impulsionou outras bandas a fazerem o mesmo obtendo um sucesso estrondoso, sendo eles o Samson (O VOCALISTA DESTA BANDA, FARIA HISTÓRIA DEPOIS NO IRON), Saxon, Angel Witch, dentre outras.

Iron Maiden nos tempos de Paul Di'Anno 

O Iron Maiden, com seu primeiro álbum, ficou na 4ª posição no Reino Unido. E, dois anos mais tarde, com a saída do vocalista Paul Di’anno e a entrada de Bruce Dickinson no lugar, a banda lança um de seus álbuns mais aclamados, o The Number of Beast, que alcançou o primeiro lugar na parada britânica e 33ª posição na Billboard 200. Ouça o clássico "Hallowed by the Name":


Indo ladeira à baixo

O mais preocupante aconteceu em 1981. A decepção se instaurou dentro da cena, para algumas bandas do movimento, que por direito próprio, deveriam ter se tornado gigantes. Bandas como o Tyger of Pan Tang, com tamanha capacidade, cujos lançamentos neste período, outrora, falharam miseravelmente em levar a banda ao auge. Há também o Samson, de Bruce Dickinson, que ainda lutava arduamente para superar suas raízes no pub-rock. Porém, o mais trágico de todos tenha sido a derrocada do Diamond Head, que diluiu seu som revolucionário a mando de seus mestres corporativos e rapidamente caiu no completo esquecimento. Ouça a seguir, a sonzeira deixada pelo Diamond Head: 


A NWOBHM de fato durou apenas dois anos ou três anos (aqueles vertiginosos cerca de 1.000 dias, aproximadamente 1979 e 1981), depois dos quais todas as bandas subsequentes inevitavelmente caíram na categoria de  “inspirado por”, ou pior, da denominação como uma espécie de paródia subparágrafo. Infelizmente, o sonho foi interrompido para alguns, enquanto para outros, acabou virando um verdadeiro pesadelo. 


Comentários