Rainha e mãe do Rock'n'roll: Sister Rosetta Tharpe
Rosetta Tharpe nascida em 20 de março de 1915, falecendo de decorrência a um derrame em 9 de outubro de 1973 ela foi uma cantora, compositora e guitarristaguitarrista de música gospel, teve grande popularidade na década de 1940, com uma mistura única de letras gospel e acompanhamento de início de blues e country music. Pioneira da música no século XX, Rosetta foi única ao misturar o gospel com o ritmo que seria futuramente conhecido como "Rock."
Ousando atravessar a linha entre sagrado e secular apresentando sua música inspiradora de "luz" na "escuridão" dos clubes noturnos e salões de baile acompanhada por grandes bandas. Fez com que em 13 de dezembro de 2017, Tharpe fosse incluída no Rock and Roll Hall of Fame como uma influência antecipada.
Depois de se casar com o pastor Thomas Thorpe, da Igreja de Deus em Cristo, Rosetta ganhou o nome "Tharpe" por erros de grafia. Em 1934, ele se mudaram para Nova Iorque, e em outubro de 1940 ela gravou pela primeira vez, quatro faixas, com a Decca Records, acompanhada pela orquestra de Lucky Millinder. Suas gravações causaram um furor imediato, muitos frequentadores da igreja estavam chocados com a mistura de música sacra e outros ritmos, mas outras platéias adoraram essa mistura.
Apresentações em "From Spirituals To Swing" de John H. Hammond no final do mesmo ano no "Cotton Club" e "Café Society" com Cab Calloway e BENNY__Goodman fizeram com que Rosetta ficasse ainda mais famosa. Canções como "This Train" e "Rock Me", que combinavam temas gospel com arranjos mais rápidos, se tornaram hits entre um público que nunca havia sido exposto à música gospel.
Rosetta continuou gravando durante a Segunda Guerra Mundial, ela era um dos únicos dois artistas autorizados a gravar "v-discs" para tropas do outro lado do oceano. Sua música "Strange Things Happening Every Day", gravada em 1944 com Sammy Price, pianista de boogie woogie da Decca, mostrou sua virtuosidade como guitarrista e suas letras espirituosas. Essa também foi a primeira música gospel a ir para a corrida do top 10 da Billboard, algo que Sister Rosetta Tharpe conseguiu mais algumas vezes em sua carreira. A gravação é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de Rock and roll.
Depois da guerra, a Decca juntou Sister Rosetta à cantora Marie Knight, e com o hit "up above my head" elas participaram do circuito gospel de turnês por alguns anos. Nessa época Sister Rosetta estava tão famosa que chegou a atrair um público pagante de aproximadamente 25.000 pessoas para o seu terceiro casamento com Russel Morrison que a empresariava na época. A celebração foi seguida de uma apresentação vocal no "Griffith Stadium" em Washington D.C em 1951.
Sua popularidade entrou em decaída quando gravou algumas canções de blues no começo da década de 50. Marie Knight queria ir para o lado da música pop, enquanto Sister Rosetta continuava na igreja. Em uma ida para a Europa, Sister Rosetta voltou gradualmente para o circuito gospel, entretanto nunca mais obteve o mesmo sucesso.
Entre abril e maio de 1964, durante o surgimento do interesse popular em blues, ela participou de uma turnê pelo Reino Unido como parte da "American Folk Blues and Gospel Caravan", junto com Muddy Waters, Otis Spann, Ranson Knowling, Little Willie Smith, Reverend Gary Davis, Cousin Joe, Sonny Terry e Brownie McGhee. Rosetta era introduzida ao palco acompanhada pelo pianista Cousin Joe Pleasent.
Ela chegou influenciar o próprio Elvis Presley , Chuck Berry, B.B e também Bob Dylan.
O primeiro sucesso de Tharpe, na verdade, foi o transformador "Rock Me", gravado com suas notas altas e a voz rasgada em 1938 — quando o rei do Rock'n Roll, Elvis Presley, ainda era um bebê. Tharpe contrataria mais tarde o conhecido grupo instrumental Jordanaires como banda de apoio apoio dela, anos antes deles começarem a trabalhar para Presley, que era um fã assumido da cantora.
"Elvis adorava a Sister Rosetta", lembra Gordon Stoker, dos Jordanaires, destacando que o estilo dela tocar guitarra chamou a atenção do rei do rock desde início. "Isso foi o que realmente atraiu Elvis: sua pegada de guitarra. Ele gostava dela cantando, mas ele gostava de ouvi-la tocar primeiro — porque era muito diferente das outras coisas que ele tinha ouvido".
O próprio Bob Dylan fez coro com a opinião de Presley sobre a originalidade de Rosetta e acrescentou que ela como um todo era "única".
"A Sister Rosetta Tharpe não era nada comum, nem simples", disse Bob Dylan em seu programa Theme Time Radio Hour. "Ela era uma mulher grande, tinha boa aparência, era divina, para não mencionar sublime e esplêndida. Ela era uma força poderosa da natureza. Um evangelista que cantava e tocava violão".
Sister Rosetta parou subitamente de se apresentar após um derrame que sofreu em 1970, depois do qual teve uma perna amputada como resultado de complicações de diabetes.
A carreira de Tharpe diminuiu quase 20 anos depois. Em 1964, quando o renascimento do folk estava se formando, ela foi contratada para a turnê Folk Blues e Gospel Caravan na Inglaterra e tocou em um show famoso9 em uma estação ferroviária abandonada que foi transmitido em todo o país pela televisão (como registrado no vídeo acima).
Era um dia frio e chuvoso, mas Tharpe saiu de uma carruagem puxada por cavalos como a realeza, atravessou a plataforma molhada, pegou sua guitarra elétrica, conectou e tocou o seu sucesso "It Didn't Rain" ("Não choveu"), mesmo correndo o risco de tomar um choque elétrico. Naquele dia ela solou sua guitarra e cantou com seu coração na frente de uma multidão de jovens.
"Tenho certeza de que naquele dia muitos jovens ingleses pegaram suas guitarras elétricas depois de acompanhar aquela apresentação", disse Dylan.
A carreira de Tharpe não teve o mesmo impacto que os músicos de blues masculinos ao final dos anos 1960 e 1970. Este resultado pode ter sido causado, em parte, por causa de sua devoção cristã, expressada em suas letras.
Sua última gravação conhecida foi lançada em 1970 para a TV dinamarquesa, cantando a canção gospel de Thomas Dorsey "Take My Hand, Precious Lord", uma música que Elvis Presley havia gravado, entre muitas outras canções cristãs que ele registrou.
Tharpe morreu em 1973, onde morava com a mãe em um lar modesto. O funeral foi pequeno e intimista.
Sua morte veio de decorrência de outro derrame, na véspera de uma sessão de gravações agendada. Foi enterrada no "Northwood Cemetery" na Philadelphia, Pennsylvania em um túmulo sem identificação.
Em 2007 ela foi induzida ao Blues Hall of Fame.. Em 2008, um show foi organizado para angariar fundos para seu túmulo e no mesmo ano foi declarado que dia 11 de janeiro seria o dia de Sister Rosetta Tharpe na Pennsylvania e uma lápide foi colocado em seu túmulo. Um marco histórico foi colocado em sua antiga casa em Yorktown, Philadelphia.
Ela deixou um legado com suas discografias:
- Gospel Train (1956)
- Up Above My Head
- Precious Memories
- Didn't It Rain
- Rock Me
- This Train
https://youtu.be/jOrhjgt-_Qc
https://youtu.be/Y9a49oFalZE
https://youtu.be/25m8kcubLAo
Matéria por: Wallace Araújo
Comentários
Postar um comentário